Renove-se



3

"SATISFAÇÃO COM O CORPO"

Renove-se

08-8-2019
A saúde do corpo é reflexo da harmonia espiritual(1)

Um ponto de importância capital é a aceitação das condições plásticas, formas e limitações físicas.

É natural que se busque correções anatômicas que venham atender e contribuir para melhorar a qualidade de vida, o bem estar que todos almejam.

Esta bela página de Emmanuel retrata a necessidade de compreensão a tudo o que nos ocorre e que nem sempre temos consciência da necessária e implacável transformação que acontece em tudo o que está à nossa volta, inclusive e particularmente em relação a nós mesmos.

Chama-se:

“EM PEREGRINAÇÃO(2), inspirada na Primeira Epístola aos Hebreus, que diz: Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir(3).

Risível é o instinto de apropriação indébita que assinala a maioria dos homens.

Não será a Terra comparável a grande carro cósmico, onde se encontra o espírito em viagem educativa?

Se a criatura permanece na abastança material, apenas excursiona em aposentos mais confortáveis.

Se respira na pobreza, viaja igualmente com vistas ao mesmo destino, apesar da condição de segunda classe transitória.

Se apresenta notável figuração física, somente enverga efêmera vestidura de aspecto mais agradável, através de curto tempo, na jornada empreendida.

Se exibe traços menos belos ou caracterizados de evidentes imperfeições, vale-se de indumentária tão passageira quanto a mais linda roupagem do próximo, na peregrinação em curso.

Por mais que o impulso de propriedade ateie fogueiras de perturbações e discórdias na maquinaria do mundo, a realidade é que homem algum possui no chão do Planeta domicílio permanente.

Todos os patrimônios materiais a que se atira, ávido de os possuir, se desgastam e se transformam. Nos bens que incorpora ao seu nome, até no corpo que julga exclusivamente seu, ocorrem modificações cada dia, impelindo-o a renovar-se e a melhorar-se para a eternidade.

Se não estás cego, pois, para as leis da vida, se já despertaste para o entendimento superior, examina, a tempo, onde te deixará, provisoriamente, o comboio da experiência humana, nas súbitas paradas da morte”.

Entendemos que alguns não precisam ser lembrados desses detalhes, isso é bem verdade. São pessoas que já trazem consigo a sensibilidade no sentido de compreender as possíveis limitações da máquina física que abriga o espírito. O corpo que cada um recebe na Terra, por ocasião do nascimento, é exatamente o equipamento material destinado a cada um, o que não impede de procurarmos aquilo que melhor nos facilite o desempenho enquanto por aqui estivermos.

Mas outros, e compreendemos que se constituem na grande maioria da humanidade, precisam ser sacudidos antes que a oportunidade de acordar se afaste e o tempo se escoe, para que não haja choro e ranger de dentes, como asseverou Jesus.

Esses obstáculos impedem assim de enxergar alguns palmos adiante e iniciar a renovação interior, porque não basta apenas ter saúde, conforme atesta o benfeitor André Luiz : Possuir saúde física é reter valioso dom. Mas é necessário considerar o que você faz do corpo sadio(4).

A sutileza pura dessa realidade lembrada aqui se traduz nesta frase onde o autor, Emmanuel, buscou a profundidade do sentimento para exteriorizá-la: A gazela abre os olhos ao canto do pássaro. A pedra, entretanto, somente acorda a explosões de dinamite(5)".


(2) Obra Falando à Terra, de Espíritos diversos, por Chico Xavier-Ed.FEB.

(2) Obra Vinha de Luz, de Emmanuel, por Chico Xavier-Ed.FEB.

(2) Paulo - Hebreus, 13, 14.

(2) Obra Agenda cristã, de André Luiz, por Chico Xavier-ED. FEB.

(5) Obra Falando à Terra, de Espíritos diversos, por Chico Xavier-Ed.FEB.

-o-




Voltar para a página anterior / Voltar para a página principal