Renove-se



Tópico nº 5

"O QUE VEM A SER REFORMA ÍNTIMA?"

Renove-se

19-8-2019

Renovação não é alterar o caminho; é aceitar as ocorrências adversas, os golpes da estrada, os desafios da prova e as crises da existência(1).

De fato, renovação não significa alterar o caminho, mas sim, procurar compreender as regras, os mecanismos da vida e os porquês dos revezes que muitas vezes parecem perseguir as pessoas.

Quando se pretende substituir ou modificar certas peças do vestuário, móveis da casa, sapatos, etc..., mesmo que estes ainda estejam em boas condições de uso, é sinal de que não se está satisfeito com as condições atuais de cada um deles, razão dessa decisão. Para que esses objetos ou peças continuem a agradar, alterações serão realizadas para que eles possam continuar em uso.

Assim, quando se aceita uma alteração e seja ela qual for, por si só essa pretensão já se caracteriza uma mudança, seja porque se pretende introduzir fatos novos ou porque os conceitos pessoais até então vigentes estão sofrendo alteração, razão de procurar os meios planejados para alcançar esse objetivo.

Mudança, num entendimento progressivo, significa sempre uma alteração e uma alteração, ao menos em tese, sugere sempre melhoria. Quando se toma uma medida qualquer e observa-se que nenhum benefício foi alcançado, está claro que não surtiu efeito positivo.

Mas não estamos falando de assuntos ligados ao interesse puramente material. O objetivo é o campo moral, aquele que proporciona ao indivíduo sua habilitação aos degraus que estão mais acima e que deverão ser alcançados durante sua peregrinação proporcionada pela existência física.

É importante que nos lembremos sempre de que não estamos em excursão de passeio, portanto, acrescentar algo em nossa vida que represente melhora no comportamento, no raciocínio e nos atos, significa que alguma melhora na conduta está acontecendo. A isso se dá o nome de mudança interior ou reforma íntima, tão necessária às adequações aos caminhos do progresso. Isso é renovar-se.

Quanto à palavra íntima, trata-se de algo reservado, muito especial. Há que se tomar extremado cuidado, pois estaremos lidando com o maior dos nossos valores, o ego, núcleo da personalidade como conceitua a psicologia; na verdade, isso faz parte da essência, do cerne, do Eu individual, da Alma mesmo, enxergando a vida por outro ângulo, sem quaisquer mudanças externas, como amigos, serviço, moradia, cidade, etc... Não é a nossa vida que sofrerá mudanças; nós é que mudaremos a forma de ver!

Guarde este conselho: O trabalho da renovação interior é como se fora o trabalho da construção de um edifício: primeiro, o alicerce; depois, as paredes e o teto.(2)


(1) Obra Bênção de paz, de Emmanuel, por Chico Xavier-Ed.GEEM.

(2) Obra Mediunidade, corpo e alma, de Irmão José, por Carlos Baccelli-Ed.DIDIER.



Voltar para a página anterior / Voltar para a página principal