Vídeos



Este é um espaço destinado a catalogar os vídeos que fazem referência a assuntos ligados ao Espiritismo.

O pêndulo não é matéria de estudo nas casas espíritas, mas é tomado aqui em alguns casos como necessário, em razão das forças que governam o fluido magnético e servem para avaliar o equilíbrio de ambientes e objetos, sem o que, não seria possível visualizar as condições positivas ou negativas presentes.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

-o-o-o-o-o-

  1. TIO PATINHAS: Através de uma bela história infantil, uma realidade espírita exposta de maneira discreta, mas muito verdadeira e bem idealizada pelo autor.



  2. VIVER: Através da psicografia, Chico Xavier recebeu esta mensagem de André Luiz, que ressalta a importância da compreensão para o bem-estar no lar. Viver não é o mesmo que conviver, que exige amadurecimento para discernir, destaca o benfeitor.



  3. Centro Espírita “JOÃO BATISTA”: Fundado em 16 de agosto de 1940, na cidade de Jundiaí, por um Grupo de 73 pessoas, entre senhoras e senhores, liderados pelo italiano Sr. Theodoro Di Molla.



  4. BAZAR “WILSOM DE OLIVEIRA”: O Bazar ocupa amplo espaço próprio na cidade de Jundiaí-SP e com muitas variedades, não só no tocante às roupas mas a outros objetos de interesse geral.



  5. LAR CRECHE "WILSOM DE OLIVEIRA": Após perder a presença física de seu filho, mãe se empenha em criar Creche para homenageá-lo.



  6. DIVALDO REVELA REENCARNAÇÕES: O médium Divaldo Pereira Franco fala sobre algumas reencarnações.



  7. JUDAS ISCARIÓTIS - JOANA D'ARC: O médium Divaldo Pereira Franco fala Judas, apóstolo de Jesus, que em período medieval encarnou, na França, como Joana D'arc.



  8. Quando o socorro vem do Alto: Esse é um dos incontáveis registros que tomamos conhecimento da proteção do Alto quando o momento da partida não é chegado. É possível perceber que o pneu traseiro sobe sobre as costas da criança de apenas um ano e sete meses e nada lhe acontece.



  9. DIVALDO FRANCO: Nesta homenagem o médium Divaldo Peraira Franco é homenageado pelos 93 anos de vida física. Por aqui, num breve passeio visual, veremos quão intenso tem sido a vida desse trabalhador que se pôs à disposição da espiritualidade.



  10. Diante das horas: Mensagem de Emmanuel enviada através da psicografia ao médium Francisco Cândido Xavier, na voz de Carlos Pompéia.



  11. 'Sinhô' MARIANO: Uma homenagem a Mariano da Cunha Júnior, 'Sinhô' Mariano e ao médium Celso de Almeida Afonso, que nasceu em 05-08-1940 em Araxá-MG e faleceu em Uberaba-MG, em 26-02-2013. O médium Foi integrante do Centro Espírita Aurélio Agostinho, em Uberaba, com seu mentor Adelino de Carvalho.



  12. MEU FILHO: Mensagem recebida de Meimei (Irma de Castro Rocha - 22-10-1922/01-10-1946) através da psicografia, por Francisco Cândido Xavier (1910-2002), na voz do próprio médium.



  13. CHICO XAVIER - Pinga-Fogo - Parte-1: O médium Francisco Cândido Xavier apresenta-se no Programa Pinga-Fogo, em 21 de julho de 1971, na então TV Tupi, em São Paulo-SP. Há trechos prejudicados em razão do estado de abandono até a recuperação desse precioso acervo.



  14. CHICO XAVIER - Pinga-Fogo - Parte-2: O médium Francisco Cândido Xavier apresenta-se no Programa Pinga-Fogo, em 21 de julho de 1971, na então TV Tupi, em São Paulo-SP. Há trechos prejudicados em razão do estado de abandono até a recuperação desse precioso acervo.



  15. CHICO XAVIER - Pinga-Fogo - Parte-3: O médium Francisco Cândido Xavier apresenta-se no Programa Pinga-Fogo, em 21 de julho de 1971, na então TV Tupi, em São Paulo-SP. Há trechos prejudicados em razão do estado de abandono até a recuperação desse precioso acervo.



  16. CHICO XAVIER - Pinga-Fogo - Parte-4: O médium Francisco Cândido Xavier apresenta-se no Programa Pinga-Fogo, em 21 de julho de 1971, na então TV Tupi, em São Paulo-SP. Há trechos prejudicados em razão do estado de abandono até a recuperação desse precioso acervo.



  17. DIAMANTES NO TELHADO: Soneto inspirado em homenagem à bênção da chuva.



  18. ERAM REIS, MAGOS OU PASTORES?>:


  19. DESENHOS MEDIÚNICOS: Durante as reuniões mediúnicas, além dos contados com a espiritualidade, outras possibilidades são anotadas, como as pinturas ou desenhos que podem ocorrer durante as sessões.



  20. EM PEREGRINAÇÃO: Esta mensagem é de Emmanuel e foi recebida através da psicografia por Chico Xavier (1910-2002). O tema aborda o empenho e a preocupação da maioria das pessoas a respeito dos valores transitórios. Bela exposição desse benfeitor que foi mentor do médium durante 75 anos.



  21. RETRATO DE UM SONHO: Este soneto é a homenagem que prestamos a todos os pais, fisicamente presentes ou ausentes do nosso meio.



  22. O CÉU E O INFERNO (A Justiça Divina): Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte. Obra de Allan Kardec (1804-1869), editado em agosto de 1865 que aborda a passagem da vida material para a espiritual, suas implicações, sofrimentos e bem-aventuranças celestes. A exposição deste trabalho é feita pelo Sr. Assaruhy Franco de Moraes.



  23. A GÊNESE - (Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo): Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte. Obra de Allan Kardec (1804-1869), editada em janeiro de 1868. A exposição deste trabalho é feita pelo Sr. Jorge Andrea dos Santos (1916-2017).



  24. O EVANGELHO segundo o ESPIRITISMO: Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte. Obra de Allan Kardec (1804-1869), editada em abril de 1864 em Paris-França, que dispõe sobre textos do Evangelho, à luz da Doutrina Espírita, com esclarecimentos dos benfeitores espirituais. A exposição deste trabalho é feita pela Sra. Brunilde Mendes do Espírito Santo.



  25. O LIVRO DOS MÉDIUNS: Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte. Obra de Allan Kardec (1804-1869) editada em 15-01-1861, em Paris-França, de cunho científico, abordando o assunto mediunidade na dimensão que merece. A diversidade é grande e esse trabalho detalha cada caso, demonstrando na prática a realidade que cada pessoa pode vivenciar, sem considerar o compromisso religioso que muitas vezes é o grande impedimento que acaba conduzindo as pessoas dotadas desse dom, aos caminhos da loucura, por não ser permitido o seu desenvolvimento através de um Centro Espírita. A própria OMS - Organização Mundial de Saúde está preocupada, já há alguns anos, em separar os casos de esquizofrenia e de mediunidade: o primeiro é patológico; o segundo, espiritual. Somente a Doutrina Espírita tem condições seguras de conduzir o caso à normalidade. A exposição sobre a obra é de Geraldo Rodrigues Guimarães (1935-2010).



  26. A HISTÓRIA DO ESPIRITISMO - Parte 1: Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte.



  27. A HISTÓRIA DO ESPIRITISMO - Parte 2: Trabalho em vídeo pelo Clube de Arte.



  28. O LIVRO DOS ESPÍRITOS: De Allan Kardec (03-10-1804//31-03-1969), lançado em 18 de abril de 1857. Esta obra é considerada a espinha dorsal da Doutrina Espírita e contém 1.018 questões que, com a sub-divisão de algumas delas, alcança 1.212 esclarecimentos. Deve ser lida, deve ser conhecida. Faz parte dos mecanismos da vida. A exposição é feita por José Passini.



  29. EURÍPEDES BARSANULFO (1880-1918) - Parte 1 - Inicial: Este trabalho especial foi idealizado, produzido e dirigido por Oceano Vieira de Melo. Eurípedes Barsanulfo, nascido na cidade de Sacramento-MG, além de homem das letras, possuía várias faculdades mediúnicas, destacando-se dentre elas a de desdobramento ou bicorporeidade, recurso este que lhe dava condições de atender partos e outros casos urgentes em localidades distantes, sem se afastar fisicamente de sua cidade natal e de suas atividades diárias.



  30. EURÍPEDES BARSANULFO (1880-1918) - Parte 2: Este trabalho especial foi idealizado, produzido e dirigido por Oceano Vieira de Melo. Eurípedes Barsanulfo, nascido na cidade de Sacramento-MG, além de homem das letras, possuía várias faculdades mediúnicas, destacando-se dentre elas a de desdobramento ou bicorporeidade, recurso este que lhe dava condições de atender partos e outros casos urgentes em localidades distantes, sem se afastar fisicamente de sua cidade natal e de suas atividades diárias.



  31. EURÍPEDES BARSANULFO (1880-1918) - Parte 3: Este trabalho especial foi idealizado, produzido e dirigido por Oceano Vieira de Melo. Eurípedes Barsanulfo, nascido na cidade de Sacramento-MG, além de homem das letras, possuía várias faculdades mediúnicas, destacando-se dentre elas a de desdobramento ou bicorporeidade, recurso este que lhe dava condições de atender partos e outros casos urgentes em localidades distantes, sem se afastar fisicamente de sua cidade natal e de suas atividades diárias.



  32. EURÍPEDES BARSANULFO (1880-1918) - Parte 4 - Final: Este trabalho especial foi idealizado, produzido e dirigido por Oceano Vieira de Melo. Eurípedes Barsanulfo, nascido na cidade de Sacramento-MG, além de homem das letras, possuía várias faculdades mediúnicas, destacando-se dentre elas a de desdobramento ou bicorporeidade, recurso este que lhe dava condições de atender partos e outros casos urgentes em localidades distantes, sem se afastar fisicamente de sua cidade natal e de suas atividades diárias.



  33. PEIXOTINHO - Parte 1 - Inicial: A vida e os feitos de Francisco Peixoto Lins (1905-1966), o "Peixotinho", médium de efeitos-físicos, por seus filhos e também por seu biógrafo.



  34. PEIXOTINHO - Parte 2 - Final: A vida e os feitos de Francisco Peixoto Lins (1905-1966), o "Peixotinho", médium de efeitos-físicos, por seus filhos e também por seu biógrafo.



  35. PROVÉRBIOS: São ditados populares expressados em poucas palavras mas com riqueza de imagens, abordando de forma preventiva, cautelar, com previsão futurista ou conclusiva, sobre assuntos relacionados ao cotidiano, exigindo, em alguns casos, breve raciocínio para a sua compreensão. Estes provérbios fazem parte do Velho ou Antigo Testamento.



  36. MENSAGEM DE DIVALDO FRANCO: O médium Divaldo fala, durante entrevista, de sua experiência ao chegar aos 90 anos de idade. Sua mensagem é de amor, lembrando sempre que que não devemos ser inimigos de ninguém, mas promover o amor durante nossa jornada na Terra.



  37. IDEOLOGIA DE GÊNERO: Haroldo Dutra, juiz de direito e espírita aborda esse assunto de maneira prática e clara, sem deixar dúvida alguma para essa questão. Como ele próprio expõe, não há como querer que os casos considerados especiais sejam analisados na condição de regra geral. As inibições apresentadas pelo espírito encarnado faz parte de programação que antecede os tempos atuais vividos na Terra.



  38. O ÚLTIMO ENCONTRO: O último encontro de Rolando Mário Ramacciotti (1913-1979) com o médium Francisco Cândido Xavier (1910-2002), descrito por seu filho Caio. São momentos tristes e dolorosos vividos pelas família. Rolando Ramacciotti fundou o GEEM - Grupo Espírita Emmanuel, em 1967, instituição que publica obras de Chico Xavier ou que o tenha como referência.



  39. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 1 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  40. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 2 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  41. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 3 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  42. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 4 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  43. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 5 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  44. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 6 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  45. SOBRE A GLÂNDULA PINEAL - Parte: 7 de 7: Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em neurociências, apresenta sua pesquisa reunindo conceitos de psicologia, física e biologia, pela ótica e ética espírita. Como base, sugerimos a leitura das obras mediúnicas Evolução em dois mundos, Missionários da luz e Mecanismos da mediunidade, de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier.



  46. PASSE MAGNÉTICO: Embora também fortalecido sobremaneira com a presença espiritual, difere do PASSE ESPIRITUAL. Este, o magnético, objetiva a terapia com base no realinhamento dos centros de força, com ênfase para o centro coronário. No Espiritismo os chacras são identificados como centros de força ou centros vitais. É aplicado através de passes apropriados, os quais agem sobre os respectivos centros de força, ativando, equilibrando ou descongestionando. É o médium Divaldo Franco quem nos mostra a técnica do passe magnético.



  47. CHACRAS OU CENTROS DE FORÇA - O que são e como ativar: Também chamados de Centros Vitais, esses Centros de Força estão distribuídos ao longo do corpo físico. São pontos com cerca de 5 a 7cm de diâmetro que giram como um rodamoinho, sendo que cada um deles é responsável por um conjunto de órgãos, não obstante os Centros de Força estarem interligados entre si. A Doutrina Espírita considera os chacras como verdadeiros pontos de conexão ou de ajustes, através dos quais o fluido energético entra e ativa todo organismo. A essa energia dá-se o nome de fluido universal, de onde respiramos e onde o magnetismo está inserido, o mesmo que prana, no entendimento hindu. Chacra ou chakra em sânscrito quer dizer roda, roda de luz, disco, rotação em forma de cone e cuja base mais larga está assentada no corpo.



  48. CENTRO ESPÍRITA “JOÃO BATISTA” – 2014 – 74 ANOS: Fundado na cidade de Jundiaí-SP, em 16 de agosto de 1940 por um Grupo de 73 pessoas lideradas pelo Sr. Theodoro Di Molla, o Centro Espírita “João Batista” encontra-se entre as iniciativas sérias e corajosas de abnegados servidores do Evangelho de Jesus no sentido de promover a divulgação da “Boa Nova” e oferecer aos necessitados de todos os níveis, o ensino, o amparo e a orientação em relação ao verdadeiro sentido da vida.



  49. É PARA REFLETIR: Seria um fato normal se a morte fosse encarada isoladamente. Mas temos a considerar as condições em que ocorreu. O filósofo e espírita Romeu Zandoná estava expondo seus pensamentos durante entrevista na TV Mundo Maior quando, em determinado momento, fez um breve alerta ao entrevistador Jather Jacomini, Diretor da Rede Boa Nova de Rádio, de maneira insólita: "...rapaz, estou sumindo... estou sumindo...", desfalecendo em seguida. Vale a pena repensar a vida, que é fugaz.



  50. MOMENTO DE DOR - A partida de Paulo Goulart. A esposa Nicette Bruno, casada há 60 anos, acompanhada pelos filhos Paulo Goulart Filho, Bárbara Bruno e Beth Goulart, logo após o desenlace.



  51. EQM – Uma experiência de quase morte: Relato de quem esteve a poucos passos da morte em razão de gravíssimo acidente de trânsito em rodovia. Essa experiência fez com que seu comportamento fosse revisado e modificado frente à vida, essa dádiva concedida por Deus.



  52. MAU OLHADO e FEITIÇARIA: No meio popular é comum as pessoas crerem em mau olhado, feitiçaria, mandinga, patuás, etc... A questão é explicada por Divaldo Franco, quando lembra do equilíbrio fluídico, demonstrado através dos bons e retos pensamentos, tão necessário e importante para as pessoas. Quando o pensamento é bom, com comportamento e atitudes coerentes, os pensamentos negativos através da inveja, despeito, mau olhado, etc, têm dificuldade de penetração fluídica. Eis a razão para manter-se, sempre, com bons pensamentos, ou seja: "Vigiai e orai".



  53. A GRANDE LIÇÃO DE UM PEQUENO HOMEM: Interessante diálogo entre a criança e a mãe sobre pedaços de polvo que estavam em seu prato, para a refeição. Questionada sobre o sacrifício do animal para servir de alimento, a mãe procura contornar a delicada situação frente os argumentos que lhe são feitos pelo filho que faz a defesa, de viva voz, em benefício dos irracionais



  54. A DESPEDIDA: Esse vídeo relata um episódio dramático envolvendo ex-presidiário que, sentindo chegar o instante derradeiro de sua presença na Terra, sente-se perturbado pelo arrependimento e decide “reconciliar-se”, para que tenha a paz necessária.



  55. A REAÇÃO DAS PLANTAS FRENTE AO MAGNETISMO: As plantas, como nós e os demais seres vivos, também são sensíveis e dotadas do tônus vital, componente responsável pela vida orgânica. Quando esse tônus se enfraquece a vida orgânica vai sucumbindo, sendo esse fato detectado pelo ‘pêndulo’, que acusa o fluido em desequilíbrio.



  56. MEDIUNIDADE SENSITIVA: Trata-se de um caso raríssimo de percepção mediúnica. Conhecido na cidade de Santo Ângelo e região, a noroeste do estado do Rio Grande do Sul, pelo apelido de ‘Bicho D’água’, Sadi Carvalho Ramos é chamado para intervir em situações difíceis quando se trata da busca de afogados, mergulhando e localizando o corpo da pessoa no ponto exato em que se encontra no rio. Em caso de dificuldade, Sadi é acionado pelo próprio pessoal do Corpo de Bombeiros ou pela rádio local.



  57. MAGNETISMO HUMANO, no emprego da forquilha: Cada organismo físico traz, ao nascer, os dons que são concedidos pelo Criador, como é o caso do Sr. Ademir Leite. Todos os dons fazem parte do corpo espiritual que se manifesta no momento certo, proporcionando fenômenos materiais, como neste caso.



  58. CASO LEONICE FITZ – Mediunidade de efeitos físicos: Por certo alguém se lembrará deste caso da cidade de Santa Rosa, no Estado do Rio Grande do Sul, amplamente noticiado pela imprensa. Leonice, evangélica como os pais, demonstrou possuir forte mediunidade de efeitos físicos.



  59. JOÃO CABETE (1919-1987): João Euclides, em homenagem ao seu pai, elaborou este trabalho por nós divulgado, onde os netos Patrícia e Luiz Otávio participam, com canto e flauta, na apresentação de Prece, do avô João Cabete, a canção “Prece”.



  60. PSICOGRAFIA: Divaldo Pereira Franco, convidado pelo programa de Ana Maria Braga, na TV Globo, aborda a psicografia, recurso utilizado pelos Espíritos para a comunicação entre os dois mundos.



  61. O PODER DO PENSAMENTO - animais: Este trabalho é do cientista brasileiro Dr. Nicolélis, mostrando macaco Rhesus em experiência, movimentando aparelho eletrônico apenas com o pensamento, numa prova de que o cérebro é, de fato, poderoso. Os neurônios ativados no cérebro formam campo magnético que conduz o pensamento ao destino desejado.



  62. MAGNETISMO HUMANO, no emprego da vareta ou aura-meeter: O Sr. Bruno Casarim (1927-2011), proprietário de uma área cultivada em município paulista, foi uma dessas pessoas que também fez parte desse pequeno mas especial universo dos enriquecidos de dons.



  63. MENSAGEM DE BEZERRA DE MENEZES: O médium Divaldo Pereira Franco recebe e se transfigura ao incorporar o médico Bezerra de Menezes (1831-1900), em belíssima mensagem. Bezerra de Menezes é Entidade atuante no meio espírita.



  64. PINTURA MEDIÚNICA: Em programa da Xuxa, na TV Globo, breve apresentação do médium Lívio Barbosa em trabalho de psicopictografia, ou pintura mediúnica.



  65. O POLIGLOTA - Edvalson Bispo dos Santos: Quando criança, sonhava com três meninos que lhe ensinaram, cada um deles, a sua língua pátria, e com isso aprendeu a falar e escrever corretamente os idiomas japonês, alemão e inglês.



  66. ÁGUA GASEIFICADA: A água com gás, cuja efervescência muita gente aprecia, traz também o inconveniente de apresentar-se emanando fluido negativo. O fluido, quando carregado negativamente pode acarretar uma série de perturbações orgânicas e físicas, igualmente só detectado pelo pêndulo.



  67. QUEM SABE: Música de autoria de Carlos Gomes (1836-1896) com letra de Francisco Leite Bittencourt Sampaio (1834-1895), espírita e médium receitista e de cura.



  68. CENTRO ESPÍRITA "JOÃO BATISTA" - Jundiaí-SP: Histórico dos últimos 16 anos, de 1994-2010, referentes ao CE “João Batista”, fazendo 71 anos, com registros da própria Casa.



  69. O MAGNETISMO E OS CÃES: Os cães (não só eles) se deitam onde o fluido magnético está mais positivo. A sensibilidade dos cães é mostrada em comportamento decisivo e favorável frente a almofada com fluidos positivos e negativos mensurados por pêndulo. A opção do animal é feita sem nenhuma dúvida.



  70. JAIRO SILVESTRE: Veterano espírita da cidade de Jundiaí, contando trechos de sua vida, ligação com o Espiritismo e sua intensa atividade em prol da Doutrina.



  71. O poder do pensamento – com humanos: O cérebro em atividade, mostrando paciente tetraplégica movendo braço mecânico apenas com o pensamento. Veja também O poder do pensamento – animais, nesta relação, com trabalho inicialmente realizado com macaco Rhesus.



  72. UM PIANO EM HOMENAGEM n° 1: Rafael Augusto Mateus da Costa apresentando-se no CE “João Batista” em Agosto de 2012, em Jundiaí-SP, pelos 72 anos de existência da Casa, fundada em 16-8-1940 pelo Sr. Theodoro Di Molla.



  73. UM PIANO EM HOMENAGEM nº 2: Rejane Cristina de Lima Macário Faria, apresentando-se no CE “João Batista” em Agosto de 2012, em Jundiaí-SP, pelos 72 anos de existência da Casa, fundada em 16-8-1940 pelo Sr. Theodoro Di Molla.



  74. LAR "ANÁLIA FRANCO": Trabalho mostrando os 100 anos de existência do Lar "Anália Franco" na cidade de Jundiaí-SP, a 50 Km da Capital de São Paulo, suas atividades, etc...



  75. CUIDADOS IMPORTANTES – no banheiro: Tanto o vaso sanitário quanto as lixeiras, devem ser mantidos fechados. Ambos apresentam-se com fluidos negativos, razão desses cuidados paralelos. Se possível, equilibrar o ambiente com flores, que sempre trazem harmonia.



  76. O CAVALO E O FLUIDO MAGNÉTICO: O Instituto Passo a Passo Equoterapia e suas atividades gratuitas na cidade paulista de Itatiba-SP, atende crianças e adultos, empregando o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. O cavalo saudável é um poderoso centro de energia magnética emanando fluidos, cujos benefícios auxiliam sobremaneira a saúde humana, inclusive as que tem relação às questões motoras.



  77. TRABALHOS EM MADEIRA: Este é um caso em que o despertar para essa habilidade aconteceu na maturidade, após a aposentadoria. Como não há idade para isso, a pessoa recebe a intuição, apanha um pedaço de madeira, já imaginando o que está em seu interior, trabalha com as ferramentas e o resultado aparece. O dom é uma questão sagrada.



  78. O AMOR ENTRE AS AVES: Quem ensinou o comportamento a essas aves? O ninho, os cuidados, etc... Sobre as aves e os animais, Allan Kardec lembra: "Desde que o mundo é mundo, a lontra sempre construiu sua choça em cima d'água, seguindo as mesmas proporções e uma regra invariável; os rouxinóis e as andorinhas jamais construíram os respectivos ninhos senão do mesmo modo que seus pais o fizeram. Um ninho de pardais de antes do dilúvio, como um ninho de pardais dos tempos modernos, é sempre um ninho de pardais, edificado nas mesmas condições e com o mesmo sistema de entrelaçamento...". Aqui, filhotes de pombos do mato agasalhados e alimentados pela mãe. Um detalhe importante: os filhos são sempre “um casal”, e serão eles que darão continuidade à espécie, a exemplo das pombas comuns e outras aves. A presença do Criador está em tudo.



  79. SUÍTE DE CHORO: Tributo feito por violonista a companheiro falecido em 1986. Neste trabalho musical há três andamentos que traduzem a harmonia com os momentos vividos por Álvaro Vanzan, o homenageado. O primeiro, refere-se quando Álvaro estava na Terra; o segundo, quando de sua partida e, o terceiro, quando ele, já em outro plano, encontrou-se com os amigos que o precederam.



  80. QUEM ENSIOU A CONSTRUIR?: A natureza é pródiga. Esses pássaros não constroem seus ninhos de outra maneira. Quem os ensinou a fazer a casa com barro? Onde afinal não vemos a presença da mão poderosa do Senhor da Vida e dos Mundos?



  81. FREI FABIANO DE CRISTO - Sua história e seus feitos. Nasceu na cidade portuguesa de Soengas, em 8 de fevereiro do ano de 1676 e regressou ao mundo espiritual em 17 de outubro de 1747, aos 71 anos, dos quais 43 servindo aos necessitados de toda sorte. Frei Fabiano de Cristo já havia estado no Brasil, onde chegou pelo ano de 1553, com a Esquadra do Segundo Governador Geral Duarte da Costa, envergando a roupagem física do sacerdote jesuíta José de Anchieta, um dos fundadores de São Paulo e responsável pela sua consolidação e civilização.



  82. FRANCISCO PEIXOTO LINS - "Peixotinho" – Médium de cura e de efeitos físicos, Francisco Peixoto Lins (1905-1966), o "Peixotinho", como foi conhecido durante sua permanência na Terra, foi uma das maiores expressões no campo da mediunidade, especialmente nas atividades de materializações, estas conhecidas como "luminosas", pelo fato dos espíritos se corporificarem materialmente acompanhados de luminosidade, durante as reuniões realizadas. Muitas vezes Francisco Cândido Xavier esteve presente nessas ocasiões. Os espíritos apareciam iluminados, como se fossem globos de luz, de acordo com Rafael Américo Raniéri (1919-1989), sendo "Peixotinho" o primeiro médium a produzir esses fenômenos.



  83. DIVALDO PEREIRA FRANCO - Médium, escritor e conferencista, esclarecendo assuntos importantíssimos e de interesse fundamental na vida. Dentre outros temas, fala do aborto, do suicídio, das drogas, da mediunidade, da cura, da reencarnação. Discorre sobre sua vida, inclusive na infância, juventude e de seu trabalho de longas décadas em benefício dos desamparados e dos que anseiam por conhecimento, com tal amplitude, que os nossos sentimentos sentem-se fortalecidos.



  84. A VIDA COMO ELA É: Através de Leopoldo Froes, o médium Francisco Cândido Xavier recebeu essa bela mensagem que se chama "Definição", situando a condição humana na Terra.